quinta-feira, 15 de março de 2007

A “REVELAÇÃO” DE PAULO FORMIGA

Recebeu o prémio “Revelação”, do Campeonato Nacional de Surf 2006 e no próximo ano participará no World Deaf Surfing Championship 2007 no Japão. A Surftotal entrevistou Paulo Formiga, um surfista que sublinha as recompensas da persistência, humildade e espírito positivo.
30-11-2006



O carismático Paulo Formiga.

No primeiro ano em que compete e como resposta a 13 anos de dedicação ao surf, foi presenteado com o prémio “Revelação” do Campeonato Nacional de Surf 2006, na festa de encerramento do circuito, no passado dia 17 de Novembro. Paulo Formiga delineia um caminho exemplar, sublinhando as recompensas da força de vontade, persistência, humildade e espírito positivo. Com 35 anos é actualmente Desenhador na Câmara Municipal do Seixal. De 21 a 23 de Setembro do próximo ano irá participar no World Deaf Surfing Championship 2007, na praia de kyushu, Miyazaki, no Japão. É patrocinado por: Polen e Sabores Torrados (snack bar no Seixal).Com grande admiração, a Surftotal quis saber mais sobre este carismático surfista: Surftotal

(ST): Como consideras o Surf como desporto? Paulo Formiga
(PF): A maioria das pessoas que surfam são pessoas muito calmas. O mar também me transmite essa calma, alivia-me o stress da vida quotidiana e distrai-me de tudo muito facilmente. O mar dá-me a possibilidade de sentir emoções novas.

(ST): Onde e como começas-te a surfar?
(PF): Comecei a surfar na Fonte da Telha e na Costa da Caparica. Um dia juntei-me a uns amigos meus que também praticavam, vi, gostei, quis experimentar e aqui estou eu!

(ST): Porquê o Surf?
(PF): Porque o mar acalma-me bastante. Lá consigo afastar-me por momentos de todos os problemas que possa ter na vida. Transmite-me paz.

(ST): O que sentiste quando ganhaste o prémio "Revelação" do Campeonato Nacional de Surf 2006?
(PF): Não estava mesmo nada à espera e fiquei muito emocionado e feliz. Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram e às pessoas da organização. Foram todos impecáveis.

(ST): Na entrega de prémios, da Festa de Encerramento do Campeonato Nacional de Surf 2006, foi referida a tua persistência no que respeita ao surf. O que tens a dizer sobre o caminho que percorreste como surfista?
(PF): É verdade, foi a 1ª vez que participei num evento deste e senti-me um pouco desnorteado. É normal... mas na próxima vez que participar a minha prestação vai ser muito melhor. Esforcei-me mesmo muito desta vez.

(ST): Quais foram as maiores dificuldades que sentiste na tua evolução como surfista?
(PF): Só posso praticar surf no meu tempo livre devido à minha profissão. Isso por vezes é um obstáculo para mim como surfista, porque não me posso empenhar a 100% no meu desenvolvimento. No meu caso pessoal, acho que o surf é um pouco difícil e complicado. Preciso de me esforçar muito, lutar constantemente e tentar ultrapassar todos os obstáculos.


Este foi o primeiro ano em que Paulo Formiga participou no Campeonato Nacional de Surf.

(ST): Quando começas-te a competir e em que circuitos participas-te?
(PF): Comecei a competir este ano no Campeonato Nacional de Surf.

(ST): O que pensas sobre competição no meio de surf?
(PF): Este tipo de competições é muito importante porque nos permite desenvolver cada vez mais e melhor como atletas e desportistas.

(ST): O que te levou a querer participar no World Deaf Surfing Championship 2007 no Japão?
(PF): Porque acho que é muito importante participar neste campeonato onde estarão presentes vários surdos de toda a parte do mundo. Através de um desporto em comum poderemos partilhar a nossa própria cultura e individualidade, bem como partilhar as nossas experiências e exemplos no mundo do surf. É igual ao que se passa em eventos de ouvintes.

(ST): Tens algum tipo de apoio na tua participação no World Deaf Surfing Championship 2007?
(PF): Estou a aguardar por uma resposta da Liga Portuguesa de Desporto para Surdos, que aguarda por sua vez uma resposta do Governo a um projecto elaborado para me apoiar nesta competição. Espero também por resposta da parte da Federação Portuguesa de Surf. Vou tentar obter apoio destas duas organizações.

(ST): Quem são os teus exemplos ou pessoas que te inspiram?
(PF): Kelly Slater, Andy Irons, Taj Burrow.

(ST): Quais são os teus objectivos e planos para o futuro?
(PF): Quero ser treinador ou iniciar surdos no surf.

(ST): Que mensagem gostarias de transmitir aos leitores da Surftotal?
(PF): No mar respeitem-se uns aos outros e evitem as discussões ou agressões. Surfem com respeito e com muita paz!

link >> surftotal.com