segunda-feira, 14 de maio de 2007

AUSTRÁLIA FOI A GRANDE VENCEDORA NA CAPARICA

Sem grande surpresa, a Austrália dominou o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships - conquistando a geral por equipas e os títulos de Sub-18 Femininos e Sub-16 Masculinos. Com Portugal a encerrar o Top-Ten, a selecção do Brasil também fez a festa na Caparica.


A selecção australiana foi a grande vencedora. Foto: Carlos Pinto

Press Release

Caiu o pano do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, ao cabo de oito dias de intensa competição. Um encerramento que não podia ter corrido melhor, com o mar a ajudar e o muito público presente a seguir entusiasticamente cada heat. Em termos globais, as grandes potências do Surf mundial confirmaram o seu estatuto, embora com espaço para alguns avanços e recuos. A Austrália liderou destacada o “Ranking” por equipas, seguida do Brasil [terceira no ano passado] e do Havai. Portugal deixou de pontuar a dois dias do final, conseguindo ainda assim encerrar o Top-Ten [foi nono no último mundial].

O título mais ambicionado - Sub-18 Masculinos - ficou dentro do universo da lusofonia, com Jadson André a mostrar classe e determinação depois de ter atingido a finalíssima pelo caminho mais longo - as repescagens. Aos 17 anos, este brasileiro de Natal chega ao ponto mais alto da sua carreira internacional, depois dos vários títulos domésticos; “Estou muito feliz, quando viajei para Portugal disse à minha família que ia ganhar. Não foi fácil e o facto de ter passado às repescagens não afectou a minha determinação. Sabia que não podia vacilar e deu tudo certo”.


Jadson André venceu a categoria Sub 18. Foto: Carlos Pinto

Também vindo das repescagens, aliás todos os Campeões fizeram este percurso, Garret Parkes foi sem dúvida um dos pilares da armada australiana. Fez o maior “score” das finais e venceu destacado os Sub-16. No sector feminino, Sally Fitzgibbon deu mais uma vez espectáculo e foi promovida a número 1 do Mundo - depois da medalha de Prata do ano passado. “À medida que o evento se foi aproximando do fim, fui ficando mais forte mas as adversárias também. Houve momentos difíceis mas dei o meu melhor e venci”, salienta a atleta de 16 anos. Já na final do ISA Aloha Cup Team Competition, uma competição paralela que tem como objectivo proporcionar espectáculo ao público, o Havai superiorizou-se à África do Sul, Austrália e França.

Na cerimónia de encerramento, o presidente da International Surfing Association, Fernando Aguerre, felicitou todos os participantes, destacando “o excelente trabalho desenvolvido pela organização portuguesa e o sucesso do novo sistema de oito juízes”.

No momento, aproveitou para anunciar “o regresso a Portugal do melhor Surf mundial, já no próximo ano (Outubro), com os ISA World Games”. Por último, deixou uma palavra de agradecimento “pelo forte apoio da Quiksilver ao projecto de Surf júnior da ISA”. Já Miguel Inácio, do Caparica Surfing Club / Natural Factor, fez “um balanço muito positivo destes ‘Jogos Olímpicos do Surf’, com as várias delegações a reconhecerem a qualidade de um projecto que apenas foi possível graças ao forte apoio da autarquia de Almada e da Quiksilver/Roxy”.

Sem comentários: